Revista Estudo Prévio
2025 Artigo
Artigo escrito para a revista ESTUDO PRÉVIO, uma publicação acadêmica do Centro de Estudos de Arquitetura, Cidade e Território da Universidade Autônoma de Lisboa (CEACT/UAL) dedicada aos temas da arquitetura, cidade e território.
Resumo:
A paisagem, antes de ser moldada pela intervenção arquitetónica, constitui um sistema dinâmico de processos e relações que conectam natureza e cultura. A partir dessa perspetiva, os escritórios Denis Joelsons e Venta Arquitetos são convidados a refletir sobre seus trabalhos, compreendendo a arquitetura como parte ativa desse fluxo—um elemento que não apenas se insere no ambiente, mas também o transforma, o renova e fortalece os vínculos de continuidade entre o espaço natural e a construção humana.
Para Denis Joelsons, a relação entre preexistência e paisagem na arquitetura não se limita à continuidade, mas envolve fricção e diálogo, onde o projeto se constrói como um campo de interação entre espaço, cultura e perceção simbólica.
No caso do Venta, a relação entre arquitetura e paisagem se estabelece como um processo simultâneo e interdependente, onde a construção revela e potencializa os elementos naturais preexistentes, tornando visível a estrutura espacial e temporal do lugar.
Disponivel em: https://www.estudoprevio.net/preexistencia-na-paisagem-paisagem-como-projeto-construir-o-que-ja-reside/